- Área: 432 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Paulo Altafin, Jefferson Ataliba
-
Fabricantes: Baden, Braston, Ibratin, Indusparquet, Nobre Mármores, Vidrotil
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um terreno especialíssimo de 1.000 m² envolto por uma mata nativa preservada acolheu o projeto da Casa da Mangueira, desenvolvido pelo escritório Celso Laetano Arquitetura como um sofisticado refúgio.
Para assegurar sensações de bem-estar e conforto aos moradores, não somente a frondosa mangueira – que nomeia a obra – foi preservada na entrada social, como também toda a extensão verde que circunda os 432 m² de área estrategicamente construída no centro do lote.
A obra de volumes bem definidos foi dividida em dois pisos. O primeiro foi reservado à ala íntima, com jardim suspenso central e suítes situadas em lados opostos para a maior privacidade dos usuários; e o térreo, aos ambientes sociais. Esses, aliás, harmoniosamente integrados à varanda e ao solário por vãos livres, foram executados com piso único, totalizando 150 m² de agradável convivência. A transparência foi utilizada em abundância nos fechamentos propositalmente cruzados, de modo que a natureza do entorno imergisse ao interior da casa, sem de fato estar.
Já a decoração seguiu a linha elegante-despojada com a mescla de mobiliário contemporâneo e peças vintage, como o espelho dos anos 1920 e o painel de polígonos de Tadeu Rodrigues que pontua o pé-direito da sala, reforçando a personalidade do projeto.